OS PROBLEMAS COGNITIVOS ENVOLVIDOS NA CONSTRUÇÃO DA REPRESENTAÇÃO ESCRITA DA LINGUAGEM
Emília Ferreiro
Esta aula foi ótima, apesar do texto ser denso, mas a medida que o Ivan lia e explicava ele foi se tornando mais simples, e podemos observar que o processo de passagem da escrita da linguagem sofre alguns conflitos que através de alguns princípios conseguimos entender o trajeto que a criança faz para chegar à conclusão, vejamos:
TEMATIZAÇÃO
É quando a criança adquire um conhecimento prévio que vai facilitar o aprendizado de um outro conhecimento, e ela usa como base o conhecimento anterior para avançar numa nova aquisição de saberes. Por isso o conhecimento que a criança traz do seu contexto familiar serve de estrutura para
a construção de conhecimentos posteriores. A criança passa por níveis de dificuldades que um vai eliminado o outro.
HIPÓTESE DA QUANTIDADE MÍNIMA
Neste princípio ao escrever o nome de um objeto, apenas uma letra não é o bastante, porque "com uma só letra não se pode ler", ela é apenas uma parte do todo, e quando se inicia a escrita de uma palavra no plural, apenas uma letra representa um objeto, mas se iniciar no singular e partir para
o plural é necessário de mais de uma letra para representar este objeto. Esta é uma das formas de estabelecer uma relação entre o todo e as partes, as crianças através deste entendimento busca manter
essa correspondência bilateral.
HIPÓTESE SILÁBICA
É a capacidade que a criança tem de perceber que as letras de uma palavra formam as partes de um todo.
Exemplo: ca-va-lo
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A reflexao esta melhor do que a feita sobre o texto anterior... Porem, ainda faltam muitas ideias importantes da autora. Suas reflexoes parecem evidenciar uma leitura pouco atenta dos textos... Sugiro que retorne a eles e levante os topicos mais relevantes...
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