quinta-feira, 28 de maio de 2009

Algumas citações que achei interessante relacionadas à nossa disciplina

Vygotsky(1991) Uma visão geral da história completa do desenvolvimento da linguagem escrita nas crianças leva-nos naturalmente, a três conclusões de caráter prático, excepcionalmente importantes.
A primeira é que, do nosso ponto de vista, seria natural transferir o ensino da escrita para a pré-escola.
Uma segunda conclusão , então, é de que a escrita deve ter significado para as crianças, de que uma necessidade intrínseca deve ser despertada nelas e a escrita deve ser incorporada a uma tarefa necessária e relevante para a vida.
O terceiro ponto que estamos tentando adiantar como conclusão prática é a necessidade de a escrita ser ensinada naturalmente.


Em Vygotsky (1984), o uso da linguagem se constitui na condição mais importante do desenvolvimento das estruturas psicológicas superiores ( a consciência ) da criança. O conteúdo da experiência histórica do homem , embora esteja consolidado nas criações materiais, encontra-se também generalizado e reflete-se nas formas verbais de comunicação entre os homens sobre esses conteúdos. A interiorização dos conteúdos historicamente determinados e culturalmente organizados se dá, portanto, principalmente por meio da linguagem, possibilitando, assim, que a natureza social das pessoas torne-se igualmente sua natureza psicológica.


O significado de uma palavra representa um amálgama tão estreiro do pensamento e da linguagem, que fica difícil dizer se se trata de um fenômeno da fala ou de um fenômeno do pensamento. (Vygotsky, 1987, p.104)



Segundo Magda Soares, no processo de aquisição do sistema da escrita, as dificuldades enfrentadas pela criança , anteriormente, eram consideradas erros que era preciso corrigir, e para isso os recursos eram, de novo, os exercícios ou "treinos" de imitação, repetição, associação, cópia; hoje, no quadro de uma nova concepção do processo de aquisição do sistema da escrita, os "erros" são considerados "construtivos", isto é, preciosos indicadores do processo de construção do sistema de escrita que a criança vivencia, reveladores das hipóteses com que está atuando, portanto, elementos fundamentais para que se identifiquem esse processo e essas hipóteses. Veremos abaixo a ação pedagógica no desenvolvimento das habilidades textuais:
Inicialmente, é preciso lembrar ressalta Magda, que, ao ser introduzida na escola ao mundo da escrita,a criança já domina as habilidades de produção do texto oral: fala fluentemente sua língua, usa-a para
narrar, perguntar, responder, pedir, ordenar... E é preciso ainda lembrar que essa introdução ao mundo da escrita, na escola, não se caracteriza como um momento inaugural de entrada em um mundo desconhecido: embora ainda" analfabeta", a criança já tem representações sobre o que é ler e escrever, já interage com textos escritos de diferentes gêneros e em diferentes portadores, convive com pessoas que lêem e escrevem, participa de situações sociais de leitura e de escrita.

1 comentário:

  1. Rosangela, qual é a referência deste texto? De onde o retirou? Todo texto colocado aqui deve ser analisado, estudado, refletido por você. O objetivo é perceber como você está compreendendo os diversos conceitos que estamos trabalhando em sala. Além disso, você precisa estabelecer uma relação com a prática, tendo em vista que você já atua em escola e com crianças...

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