quinta-feira, 28 de maio de 2009

Planejamento de atividades

Atividades proposta por mim:

Objetivo: Desenvolver habilidades lingüísticas e cognitivas.

Estratégia: utilização de trava-línguas;
Idade: 05 anos
Desenvolvimento: A professora diz o trava-línguas O Doce - Qual é o doce mais doce? O doce mais doce é o doce de batata doce, e após repetir ele fará a perguntas às crianças, no qual elas responderão.

Estratégia: roda de conversa
Idade: 04 anos
Desenvolvimento: O grupo estará sentado em círculo, a professora inicia a conversa contando algum fato do cotidiano , e após ele expor, cada criança (obedecendo a ordem do círculo) contará também um fato do cotidiano.


Estratégia: utilização de fantoches
Idade: 03 anos
Desenvolvimento : a professora contará uma história utilizando fantoches, após acabar a história ele distribuirá os fantoches para as crianças que farão a recontação a história .



Objetivo: Desenvolver a compreensão na leitura
Idade: 05 anos
Estratégia: Leitura periódica de vários gêneros textuais
Desenvolvimento: a professora fará a leitura em sala de alguns gêneros de texto, ela deve explicar o formato, e a utilidade do texto que será lido, e após a leitura, pedir que os alunos comentem o que entenderam da leitura, e então será feita uma discussão do que foi lido.

Objetivo: Desenvolver a interpretação
Idade: 05 anos
Estratégia: Colocar a seqüência dos acontecimentos da história.
Desenvolvimento: a professora fará numa folha de colorset 4 cenas da história que ele vai contar, após ouvirem a história as crianças receberão as cenas para colocá-las na ordem em que aconteceram.

Objetivo: Desenvolver a memorização
Idade: 04 anos
Estratégia: Descobrir as diferenças nas figuras
Desenvolvimento: a professora fará o desenho de duas cenas na folha de papel , as cenas apresentam algumas diferenças, onde as crianças deverão encontrá-las ( uma boa atividade para ser feita em grupo).

Idade: 05 anos
Estratégia: Jogo da memória utilizando o alfabeto
Material: papelão, cola, tesoura, tampa de Ades
Como fazer: Copiar as letras do alfabeto num retângulo de papelão, em cima das letras, serão coladas as tampas de Ades que encobrirão as letras.
Desenvolvimento: a professora pedirá ao aluno que descubra as letras do seu nome, de frutas, nome dos colegas, objetos etc.

Idade: 04 anos
Estratégia: desenho e suas sombras
Material: Figuras cortadas e pintadas, e outras figuras iguais, mas só com os contornos.
Desenvolvimento: a criança após observar uma figura, vai descobrir a sombra.

Objetivo:Comparar textos novos com textos já conhecidos
Idade: 05 anos
Material|: encarte, rótulos , embalagens, revista, jornais
Desenvolvimento: deixar que as crianças manuseiem bastante os textos trazidos, depois pedir que a criança mostre o que mais lhe chamou a atenção e porque

Objetivo: perceber os sons da língua
Idade: 03 anos
Estratégia: Rima
Desenvolvimento: a professora cantará uma música que tenha rima, Ex.: O sapo
O sapo não lava o pé
Não lava porque não quer
Ele mora lá na lagoa
E não lava o pé porque não quer
Mais que chulé.

Idade: 05 anos
Estratégia: Música que muda as vogais
Desenvolvimeto: a professora cantará a música: Fernando Sétimo, e depois cantará novamente trocando todas as vogais por uma apenas, vejamos:

Quando Fernando Sétimo usava paletó (03 vezes )
Paletó, usava paletó.

Quende Fernede Seteme eseve peletê (o3 vezes)
Pelete eseve peletê.


Objetivo: Reconhecer a ortografia das palavras
Idade:05 anos
Material: Alfabeto móvel
Desenvolvimento: a professora dará ao aluno as letras móveis e ele comporá palavras que ele mesmo escolherá,e, tamébm algumas com intervenção da professora.

Idade: 03 anos
Material: retângulos de cartolina ou colorset com o nome de todas as crianças da sala
Desenvolvimento: a professora levanta o papel e canta uma música em forma de pergunta, ( de quem é é esse nome, o dono vem pegar), a criança pega e coloca o seu cartão com o nome no quadro de pregas utilizado como chamada.

Obs.: Ivan, espero que você goste.

1 comentário:

  1. As atividades estão bem adequadas, porém, deveriam ser melhor detalhada a forma de realização. Algumas precisam de maior objetividade e clareza. Por exemplo, na atividade seguinte:
    "Objetivo: Desenvolver a compreensão na leitura
    Idade: 05 anos
    Estratégia: Leitura periódica de vários gêneros textuais
    Desenvolvimento: a professora fará a leitura em sala de alguns gêneros de texto, ela deve explicar o formato, e a utilidade do texto que será lido, e após a leitura, pedir que os alunos comentem o que entenderam da leitura, e então será feita uma discussão do que foi lido."
    Você poderia indicar que gêneros (poesia, jornalístico, carta, lista, histórias em quadrinhos, etc.). Trabalhar com a finalidade do texto, sua estrutura, sua forma de organização, etc.

    ResponderEliminar