quarta-feira, 20 de maio de 2009

Reflexões Sobre Avaliaçao Formativa

A avaliação formativa não é estanque mas sim um processo linear que obedece algumas etapas:
o diagnóstico, a interpretação das informações obtidas e a adaptação das atividades que vão de encontro às necessidades observadas pelo educador. A avaliação informativa passa a ser formativa quando quem avalia determina seus objetivos , é quando ela está a serviço do aluno, ajudando-o a construir o seu conhecimento, quando ela orienta e torna a aprendizagem mais prática e eficaz.
Ela dá autonomia ao aluno e permite que ele se auto avalie . O professor que opta por esta forma de avaliação deve ter consciência das dificuldades que vai enfrentar, pois o senso comum a avaliação tradicional está muito cristalizados e às vezes ela é utilizada como arma empunhada para manter a autoridade, a disciplina, a manobra e a limitação do aluno, como também na visão de alguns administradores de escola (no caso da rede particular) que na sua maioria é constituído de pessoas que nada tem a ver com a educação. A avaliação formativa é democrática, mas como democrático é muito difícil quando nos julgamos superiores, ser generoso é quase impossível quando nossos interesses estão voltados para nós mesmos, e nessa forma de avaliar temos que nos doar mais, e como fazer isso com nosso tempo tão contado?
O respeito e a valorização à diversidade deve ser um fator também muito importante no processo de avaliação formativa, pois este conhecimento permitirá ao educador entender o porquê aquele aluno em uma dada atividade não conseguiu alcançar um bom êxito, mas numa próxima ele consegue se sair melhor, ou seja ele não vai ficar rotulado pois ele tem várias oportunidades de alcançar o objetivo, as pessoas não são iguais mas seus direito devem ser assegurados igualmente, e mesmo no coletivo devemos respeitar a individualidade.


1 comentário:

  1. Rosangela, você fez uma boa reflexão sobre avaliação formativa. Espero que esta experiência possa ajudá-la a implementar esta forma de avaliação com seus alunos.

    ResponderEliminar